Absolutely true

13 10 2006
good sign of a Walking Chocolate Tour of Manhattan Originally uploaded by 42n81.

uduf ou apad?

12 10 2006
É uma idéia batida. Apesar do trocadilho, é mesmo. O projeto Um Dia, Uma Foto ou A Photo A Day, ou ainda Project 365, é algo que todo mundo que tem uma câmera pequenina já pensou em fazer. Eu estava pensando nisso outro dia, mas não tive ânimo de comçar. Agora, esse artigo do Photojojo e o tédio das minhas férias (estou de férias hoje) me fizeram decidir: vou começar um Projeto UDUF. Começarei neste instante.

E, por um breve momento...

10 10 2006
Por um breve momento, meu nome foi identificado com animais selvagens na áfrica: leões, elefantes, rinocerontes: Google search surprise

P&B

08 10 2006
Estou muito empolgado com as fotos! Ontem a noite fui revelar meu filme P&B do Safari da USP (finalmente). Eu usei um filme que se chama BW400CN da Kodak. A vantagem dele é que você pode revelá-lo usando o processo normal, então qualquer WallMart da vida revela suas fotos. Outra coisa legal, pelo menos na minha umilde opinião de fotógrafo amador, é que dependendo da luz, abertura e tempo de exposição, você consegue algumas tonalidades de sépia, azulado ou esverdeado. Vejam essas duas fotos por exemplo, tiradas no mesmo local: A primeira ficou levemente sépia, não? Ela teve um tempo de exposição maior, então estou supondo que quanto mais você queima o filme, mais amarelado/avermelhado ele fica. Terei de fazer mais testes para saber (oba!). Como sempre, o filme preto e branco dá resultados muito bons.Você não precisa se concentrar nas cores, só nas formas e contrates. Eu estava lendo sobre fotografia digital em preto e branco, e, pelo que os Prós falam, o ideal é tirar as fotos em cores com a máquina digital, e em seguida converter para p&b. Isso porque a máquina digital vai sempre tirar fotos a cores (o sensor tem células diferentes para vermelho, verde e azul), e em seguida vai transformar tudo em cinzas pegando a média das cores para cada pixel. Então um pixel que tinha (R,G,B) = (255, 10, 30) vai ficar com (98, 98, 98), ou seja, uma área muito vermelha (e portanto brilhante) da foto, vai ficar com um cinza mediano, não muito claro. Vou fazer testes e aprender a fazer a conversão de jeitos melhores. Mas também vou continuar fotografando com filme P&B, porque é bem divertido esperar para ver como suas fotos vão ficar : ) (além do mais, cameras SLR digitais ainda são muito caras para meus R$500 de bolsa auxílio de estágio) Por enquanto, fiquem com as fotos em P&B do Safari, e um teaser do que eu estou trabalhando quando sobra um tempinho: Recado: Leo, estou esperando suas fotos com o filme Tri-X para ver como ficaram! Tenho algumas fotos minhas de Machu Picthu com esse filme que ficaram muito boas : )

Domínio Público

05 10 2006
Muitos já devem ter recebido o spam falando sobre o site Domínio Público do Ministério da Educação. O spam diz que o site será desativado por falta de visitas. Duvido um pouco disto, mas de qualquer forma o site é bom, não custa nada visitá-lo e, provavelmente é uma ótima fonte de pesquisa. Procurei nele músicas de Villa Lobos, e, infelizmente não encontrei nada (talvez eu não tenha procurado o suficiente). Parece que o sistema de buscas não é tão bem organizado, e quando se tenta ver uma lista de autores pelo nome, as vezes nos deparamos com algo como "Litografias de XXX". Um ponto positivo é que o site incentiva você a licenciar suas obras no Creative Commons. Isto é bom pois não há motivo para criar uma estrutura paralela - todas as obras podem ser usadas e apresentadas em qualquer site. De qualquer forma, porém, a iniciativa do governo é muito boa. Digo isso em época de eleição, e todos sabem que meu voto é contra esse governo Lula (onde já se viu, governado por um molusco sem concha). Isso não significa que eu não possa apoiar bons movimentos como este. PS: dêem uma olhada no rodapé - agora o Compilação está devidamente licenciado pela Licença Pública Creative Commons, por Atribuição, ou seja, créditos devem ser dados para mim, mas abro mão de quaisquer direitos sobre a publicação de parte deste trabalho, mesmo se para fins comerciais. Obs: isto não inclui obras de terceiros que podem estar exibidos aqui, nem obras que não sejam texto (exemplo, minhas fotos).

Panografia 2 - O Retorno

04 10 2006
Quem se lembra, de antes do Safari na USP, eu tinha postado alguns artigos de coisas legais a se fazer com fotos? Pois é, eu tinha dito que estava montando uma Panografia, e hoje resolvi terminá-la: Essa é a primeira de muitas - é muito legal montar as fotos. Mas o negócio é bem difícil também. Eu tinha tirado fotos muito sem ordem nem orientação, então tive que distorcer todas elas para encaixarem. Outra: tirei muitas fotos uma em cima da outra, o que faz com que fique mais difícil encaixar, porque mais detalhes se sobrepoem e não dá resultados tão legais. Por isso aí vão minhas dicas para a hora de tirar as fotos, espero testá-las uma hora dessas e ilustrá-las:
  • Evite fotos sobrepostas, ou se você tiver dúvidas, tire muito mais fotos do que você acha que precisa para cobrir a área. Isso faz com que você possa descartar muitas.
  • Pelo mesmo motivo anterior, tire fotos de uma área BEM grande, e com zoom. Assim você vai ter fotos que pegam menos campo visual e ficam mais fáceis de montar.
  • Tire fotos na mesma orientação ou tendo pensado na orientação no resultado. Se você tiver que virar uma foto horizontal para encaixar no canto de uma vertical, desita de ter detalhes sobrepostos certinho.
  • Deve ser possível tirar fotos formando um "circulo", como se a máquina estivesse presa num ponto e girando para tirar as fotos (tanto pros lados como para cima e para baixo). Vou tentar e depois falo.
Espero que isso possa ajudar alguém : )


Page delivered in 0.240011 seconds, 89 files included