Tenho lido...

19 04 2007
Seguindo uma recomendação do George (George on Tech), comecei a usar o Google Reader, um leitor de rss (aqueles links que te permitem ler atualizações de páginas todas em um só lugar). Ele tem uma funcionalidade muito legal, que descobri e coloquei aqui no Compilação, que é um "Gadget" que te permite deixar na sua página links para os artigos que você marcar no leitor. Considere-se inaugurada, sidebar Tenho lido... UPDATE: O Tenho Lido tem um feed RSS, para quem quiser se manter atualizado no que eu tenho lido

Estilo

19 04 2007
Quem nunca brincou de fazer páginas de Internet provavelmente nunca ouviu falar de CSS, os famosos Cascading Style-Sheets. Basicamente, no contexto de separar conteúdo e formatação na web, esses arquivos guardam a formatação. Uma coisa legal dos Cascading Style-Sheets é que eles são Cascading, ou Em Cascata (não, não vou criar um gerúndio para isso). Isso significa que se duas regras de formatação se aplicam, a que vale é a úlitma. por Exemplo, se você criar uma regra, digamos, "links em vermelho", e depois, mais pra frente do arquivo criar outra regra "links em azul", os links serão azuis. Em geral, isso é usado para particularizações, do tipo "texto em preto", "texto dentro da barra lateral em verde", mas pode ser usado para redefinir a cara de uma página da web. O Browser Opera, por exemplo, já tem isso incluso: você escolhe a cara da página. No Firefox e descendentes, você tem que instalar um plugin chamado Stylish. Por que estou falando isso? Por que acabo de descobrir dois temas legais que vou usar: Recomendados.

Voz

17 04 2007
A um tempo atrás, eu li alguns artigos sobre a IBM abrindo código relacionado com reconhecimento de voz, e pensei: "putz, esse é o futuro". Pouco mais de um ano depois, três notícias me chamaram a atenção: Este post do O'Reilly Radar, mostra um lado bem legal: um serviço chamado VoiceThread que você grave um recado de voz associado a uma foto, e que outros usuários façam o mesmo. Meio que uma lista de comentários, com narração. Estou pensando em usá-lo aqui de vez em quando. Outros posts são mais sérios, como este aqui que fala de patentes do Google em volta do tema, que indicam um grande interesse do gigante pelo assunto. E tem mais: o próprio Google lançou um serviço de 411 (espécie de "auxílio à lista" la entre os gringos), como anuncia este post. Segundo este outro post, um dos motivos do lançamento é juntar dados, como ressaltou o John Battelle aqui, a idéia por trás é a de que "We don't have better algorithms. We just have more data.". Mais dados, para treinar melhor os algoritmos. Ta aí o pulo do gato.
O pior (ou mais engraçado, pelo menos) é que as pessoas continuam usando suas vozes como o famoso Leroy Jenkins:
[gv data="LkCNJRfSZBU"][/gv]


Page delivered in 0.228097 seconds, 89 files included