Money!

15 04 2007
Usando meu novo brinquedo, o Google Reader, consegui me manter atualizado com alguns blogs que eu gosto de ler. Com isso, nesse post do Sushi Delight (by the way: nice blog Albert!) encontrei esse filminho a seguir.
[gv data="http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=-9050474362583451279&hl=en"][/gv]
Faço das palavras do Albert as minhas: não concordo com tudo o que o filme diz, mas me prendeu à tela, e me faz pensar. Pratiquem o Inglês: vale a pena. (obs: estou com a música do Pink Floyd na cabeça)

Estratégia Financeira

14 04 2007
Fiquei desempregado no fim do ano passado (por opção, pelo menos), e durante alguns meses usei minhas economias, e usei cartão de crédito para rola um pouco as dívidas. Claro que sempre pago minhas faturas inteiras no cartão, já que os juros são muito altos para ficar devendo para a Master Card, mas o fato é que nos últimos meses minhas economias só diminuiram. E o problema é que isso é viciante. Tudo que se refere a dinheiro, ao que parece, acaba virando rotina, principalmente o que se refere a fluxos negativos de dinheiro. Bom, para resolver isso e ver os saldos das minhas aplicações crescendo, bolei o seguinte esquema. Nada muito inovador, mas parece que está funcionando. Meu cartão vence no dia 15, então recebo a fatura lá pelo dia 10. Até esse dia, saco uma quantidade fixa no começo do final de semana, para passar o week-end e a semana seguinte. Sem estresse, se tiver que sacar um pouco mais por causa da balada, ok. No dia 10, fecho orçamento do resto do mês. Geralmente são 2 ou 3 semanas, então não é tão complicado de prever. Ponho uma margem de segurança, e o que sobrar, invisto. No último dia do mês, quando recebo, invisto o saldo restante do mês anterior. Começo o mês com exatamente 1 salário na conta. Me parece um esquema razoável. Não é o cúmulo do ótimo (acho que otimizaria um pouco fazendo orçamento mensal), mas me parece menos estressante. Gastos extraordinários são compensados usando o cartão de crédito, então não fico engessado no orçamento no fim do mês. Se tudo der certo, ainda invisto duas vezes por mês, então posso escolher bem onde investir. Falando nisso, logo logo vou procurar uma outra opção de investimento, e pra isso vou fazer uma análise. Se algo interessante sair dela, vou postar aqui, abrindo uma nova categoria de Finanças.


Page delivered in 0.219772 seconds, 89 files included