Cartógrafos Ocupados

31 05 2007

Para variar, vem o Google nos oferecer mais serviços úteis/interessantes. Dessa vez, o Google Maps, que ficou melhor, tanto para quem mora nos EUA, quanto para nós, pobres paulistanos. Notem a tela abaixo abaixo:

Sim! O Google Maps agora tem as ruas de São Paulo! A notícia não é tão nova, data do começo do mês, e eu tinha lido, mas não tinha me tocado de como isso é legal.

Infelizmente o serviço errou o lugar da minha casa, mas acertou a rua, pelo menos...

Outra coisa muito legal é uma apontada pelo meio bit, que está disponível para algumas cidades é o Street View, que mostra fotos como se você estivesse andando na rua. Bem legal. Seria mais legal ainda se o Flickr, usando a feature de Geotag deles colocasse uma dessas, com você podendo "andar" nas ruas como dá pra fazer no Google.

Uma outra coisa muito legal do Google Maps é o API (Interface de Programação de Aplicações), que permite você colocar um mapa na sua página e controlá-lo bastante (tem até funções para controlar animação do mapa!).

Defined tags for this entry:

Frias

24 05 2007

Que frio! Oba!

Adoro frio, mas acho que estou ficando velho. Hoje, estava subindo uma escada aqui de casa correndo e pisei de mau jeito, e fiquei como calcanhar doendo, coisa que só acontecia antigamente em partidas bastante violentas de basquete 1x1 quadra inteira.

O fato é que ando meio desanimado, e o frio piora as coisa. Mas, como vício de entorpecentes ou doenças mentais agudas, o primeiro passo para curar desânimo é admitir que se está desanimado. Então o negócio é botar o casaco, e aproveitar que esse deve ser o final de semana mais frio do ano, e que vou passá-lo com a :-)

Fato noticiado:

"Este ano, as temperaturas devem ser mais baixas que as do ano passado [...] A mínima registrada no outono do ano passado em São Paulo foi de 10,7 graus e, no inverno, de 6,2 graus"

Preparem seus ponchos e rechauds

Defined tags for this entry: , ,

Quentinhas

20 05 2007

Direto dos artigos que eu assinei nos feeds, vistos hoje de manhã:

The Blog is the New Resume

Não concordo com esse cara (nem nesse assunto, nem nas 9 Lessons for a Would-Be Blogger dele), mas o assunto é interessante, e a fonte dele mostra o lado do cara que está selecionando um futuro empregado. Basicamente é o seguinte: estão dizendo por aí que seu blog vai substituir seu Currículo. O nosso primeiro blogueiro incentiva as pessoas a terem blogs por este motivo, o segundo (fonte) já esteve na posição de contratar gente, e acha que olhar o blog da pessoa é uma ótima para ter uma visão mais acurada da pessoa que quer a vaga.

O que eu acho? Que sim, olhar o blog da pessoa é uma boa na hora de contratá-la. Que não, isso não vai substituir o CV clássico, porque dificilmente alguém coloca informações como Escolaridade, Local de Trabalho, Cursos, Experiências Profissionais e Viagens/Intercâmbios tão organizadamente no seu blog, e o infeliz do RH ia ter que ficar cassando nos seus arquivos indícios para estas informações.

Então, no fim das contas, deveria eu me preocupar com isso? Acho que não. Se você não exagera nas descrições, nas suas interações com as pessoas através do seu Blog ou Orkut, ou MSN, acho que nenhum chefe de respeito (noto o "de respeito") vai implicar com o seu conteúdo pessoal. Isso só trás uma chance de ele te conhecer melhor antes de te contratar, e isso é bom para ambos.

Starcraft II Anunciado

Uhu! Faz tempo que eu não jogo nenhum jogo de computador. O ano passado foi corrido demais para isso, e eu já vinha perdendo interesse. A exceção foi Monkey Island 3 que eu instalei aqui recentemente, mas não joguei ainda (pretendo, porém, pra relembrar). Acontece que Starcraft foi um dos meus games preferidos, pelo tipo de jogo (estratégia em tempo real) e pelo universo e história muito bem feitos que ele oferece, sem contar pela dose de comédia característica dos jogos da Blizzard.

Estou indo agora dar uma olhada no site do jogo, que já tem algum material, e trailers!

flickrSLiDR

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Aqui vão 33. Muito bom, o serviço!

UPDATE: Muito bom? hmmm... nem tanto... quem abrir no Explorer verá que não está funcionando. Isso porque o que funcionaria no explorer quebra o meu template... :-( Vou tentar resolver isso e posto a resposta.

UPDATE 2: Justiça seja feita, o serviço é bom sim, eu é que devo ter feito algo errado na hora de colocar o código aqui... cabeçudo

UDATE 3 - o Update Final: Descobri o que aconteceu - tenho um plugin do Serendipity que modifica o código HTML para ele se tornar correto, e uma das coisas que ele faz é passar os <iframe ... ></iframe> em <iframe ... />, o que quebra o código html. Solução: botar alguma coisa entre as tags de Iframe!

Defined tags for this entry: , , , , , , ,

This is Mercado Livre!

19 05 2007

300 é um blockbuster, então a maioria das pessoas já viu. Eu não vi, mas já vi um monte de filminhos zuando o espartano que grita: THIS IS SPARTA!

Tem uma outra parte que é bastante zoada (inclusive pelo Vinicius) é a parte do "Quer Massagem", quando o Xerxes (malvado), faz uma oferta amigável ao Leonidas (bonzinho), provavelmente no começo do filme.

Última coisa antes de ver o filminho: se você não viu a propaganda do beijo do mecado livre, dê uma olhada aqui.

(PS: por último, se você ainda tem paciência -e tempo- para ver filminhos, recomendo o curtinho It's Raining 300 Men)

Defined tags for this entry: , , , , ,

Recomendação

18 05 2007
Visto que a categoria Nets-Insanas recebeu um elogio do Vitor, vou postar uma recomendação muito boa que ele me fez: o blog Vale9Conto. Basicamente estagiários que trabalham na região da Berrini, e têm, como eles mesmos dizem, que sobreviver pelo underground alimentício com seus vale-refeições (ou seriam vales-refeição) de 9 reais. Recomendo em particular o post do cozinheiro sumido, e a categoria Valeless - aquela última semana do mês, quando seus vales acabaram.

Defined tags for this entry: , , ,

Guess-the-Google

15 05 2007

Um joguinho bem interessante (e até emocionante) para os geeks de plantão: ele te dá figuras, resultados de uma busca na busca de imagens do Google, e você tem que adivinhar qual palavra foi usada para conseguir aquelas figuras.

Fiz 217 pontos na primeira vez que joguei, acho que acertei 4/10. Devia estar estudando.

Defined tags for this entry: , ,

Paulista Masp

15 05 2007

Paulista Masp, originally uploaded by Pedro Angelini.

Estou devendo mais panografias. Posto (do verbo postar) esta aqui, que recentemente virou minha foto mais interessante do Flickr.

Defined tags for this entry: , , , ,

Fotografia

14 05 2007

Eu amo música. Amo de verdade, não por força de expressão. Artes gráficas são uma coisa que eu gosto. Não me entenda mal, eu gosto muito, mas é diferente, é uma coisa mais racional do que com música. Isto não é melhor ou pior, são dois jeitos diferentes de me fazer feliz, e quanto mais jeitos, melhor, não?

Bom, e o fato de eu gostar mais racionalmente de artes gráficas, me faz tender a gostar mais das obras pensadas do que das obras sentidas. Estive divagando (como eu costumo fazer dirigindo, principalmente à noite sozinho), e cheguei à conclusão que deve ser por isso que gosto tanto de fotografia.

Fotografia é a mais "engenheiristica" das formas de arte. Você pode argumentar que a nova arte digital, que usa computadores e efeitos visuais, é mais técnica do que a velha fotografia, mas eu digo que poucas são as formas de arte que exigem pensamento tão técnico do artista na hora de criar. Um desses poucos exemplos talvez aqueles "plugins de vizualizações" do winamp e similares (aquelas formas bonitas que ficam mudando conforme a música).

Quando se vai tirar uma fotografia, geralmente você tem que pensar em ângulo, zoom, distância focal, lentes, isso sem falar nas famosas abertura e exposição, que tanto assolam nós pobres amadores. Queira ou não, você acaba pensando em sensibilidade de filme, iluminação natural, olhos vermelhos.

Hoje em dia, se alguém se propusesse a divulgar uma forma de arte que obrigasse o artista a pensar em tantos detalhes e entender tão bem o funcionamento do seu "pincel", duvido que isto iria muito para frente. Nem os novos fotógrafos pensam muito nisso. Com as máquinas digitais, tudo fica muito mais tentativa e erro, já que você pode ver na hora se sua foto saiu escura ou queimada, ou fora de foco. É como com um quadro: se você der a pincelada, já sabe se ficou bom ou ruim.

Por um lado isso é bom: populariza, faz com que gente que não tinha o conhecimento ou o saco para pensar nessas coisas passe a fotografar, trazendo para o mundo da foto visões diferentes, de um tipo de gente diferente. Por outro lado, também é bom, pois nada impede de você ainda sair pensando nos parâmetros técnicos de uma foto.

O que? Estava esperando alguma polêmica, ou que eu reclamasse de alguma coisa? Hoje não... tem coisas direitas no mundo.

uncut (by puja)


Obs: screenshot do plugin AVS do Winamp do El-vis (site oficial), chamado Golden. Foto por puja.

Defined tags for this entry: , , , , , ,

Encaracolada Cultural

07 05 2007

Um amigo meu aqui da Poli, mas que é de Sé-Lagoas (oficialmente conhecida como Sete Lagoas MG), comentou comigo um dia que se impressionava como nós Paulistanos nos organizamos fácil em filas. É verdade, paulistano adora enfrentar uma filinha, que ele adora furar também, mas fica puto quando vê alguém furando na sua frente.

Sábado passado fui com a Dê assistir uma Roda de Choro no Autditório do Ibirapuera, e chegamos só meia hora adiantados, o que para um evento gratis parecia ser meio tarde. Quando chegamos, lá estava a esperada fila, mas o engraçado é que, ao contrário das filas comuns de paulistanos, que são em sanfona, esta estava em caracol. Não de dentro pra fora, mas de fora pra dentro, ou seja, se muito mais gente chegasse, ia ter uma hora que alguém ia parar no meio do caracol, sem espaço para entrar na fila.

Eu fiquei achando que quando a fila comessasse a andar, alguns espertinhos fossem aproveitar do fato de estarem lado a lado com pessoas do circulo mais externo e furar a fila, mas aparentemente tudo correu direitinho, parecia até uma quadrilha de festa junina.

Só me toquei depois, ao sair do show, que o logo da cirada também era encaracolado :-)

Defined tags for this entry: , , , , ,

Help-Desk Medieval

07 05 2007

Trabalhar com suporte ao usuário é bem interessante, porque você percebe o quanto seu conhecimento, sua cultura, não são necessariamente universais. É normal você pensar que, por exemplo, depois de escrever uma mensagem, você deve apertar enter para enviá-la, mas isso é óbvio para nós, da geração MSN (eu que sou da época do ICQ ainda dava Alt-S até pouco tempo atrás!).

Esse filminho mostra como seria se existisse help-desk em uma das primeiras grandes migrações de sistemas de informção: pergaminhos para livros

Defined tags for this entry: , ,


Page delivered in 0.377295 seconds, 89 files included