Interessante

23 07 2007
O Flickr classifica fotos usando regras que eles chamam de Interestingness (olha! não traduziram isso quando traduziram o Flickr... por que será?). Porém, por algum motivo, que não deve ser trafego, mas deve ser um bom motivo, eles não disponibilizam feeds RSS para esta lista...

Nice day at Yahoo

Bom, dá para acessar a lista das fotos mais interessantes por programação, via Flickr API, então um cara o fez, e criou o feed. Quem precisar, cá está. Bastante útil para colocar na sua desktop, como gadget, ou mudando seu fundo de tela (deve ter programas que fazem isso).

foto Nice day at Yahoo, por spullara


Defined tags for this entry: , , , ,

TWPHBB 2 - A discussão

19 07 2007

This Web Page Has Been Blocked

Não, eu não estava puto quando comecei a escrever o post. Sim, eu fui ficando enquanto escrevia por que parei para pensar no assunto. Gerou uma resposta de alto nível do meu grande amigo e sócio Vitor. Vou postá-la aqui para os leitores dos feeds que não vêem que ela existiu, e também vou colocar a minha contra-resposta.

Não se assustem com o tom da discussão, crianças, nós somos muito amigos e não vamos nos pegar de porrada na próxima vez que nos encontrarmos. Qualquer um que nos conhece sabe que qualquer discussão menos acalorada que um bate boca beirando a insultos não nos interessa o suficiente para escrevermos tanto :-)

pillowfight_pillowdance

Por último, para quem tiver paciência de ler tudo isso e para quem não tiver também, convido os leitores a participar da discussão: "Recursos de Informática do Local de Trabalho - Controle deve ser feito pela TI ou não?"

Resposta do Vitor (original aqui):

Pedro, sinceramente esperava uma análise mais racional de você. "Pisaram no seu calo" mesmo, porque no próprio texto você diz coisas que não fazem muito sentido:

"É verdade, pela política da empresa, nós só podemos usar o computador para fins diretamente relacionados ao trabalho. Seguindo esta lógica, pelo simples fato de eu ter aberto o notepad para escrever este post, também estou quebrando a "política de TI vigente"."

EXATAMENTE! Escrever posts no notepad para o seu Blog significa ser pago pela Itautec (e usar recursos dela) para escrever um BLOG!? Acho que a Itautec realmente não tinha isso em mente quando te contratou.

"dizer para um cara da engenharia que ele não pode usar a chave de fenda da Itautec para abrir seu próprio relógio para trocar a bateria"

E ELE NÃO PODE MESMO! não em horário comercial, pelo menos. O cara não é pago pra consertar o relógio de pulso dele.

"Basta pensar que, deixando ele (o Flickr) acessível, menos pessoas vão ter que mandar as fotos que querem mostrar para os seus colegas pelo e-mail corporativo, diminuindo assim a carga do servidor de e-mails"

Que fotos são essas? Na boa, as fotos que circulam na GE pelo servidor de email e que TEM A VER COM TRABALHO não são tão pesadas assim. Agora me diz, pensando no quanto vc navegou no Flickr "a trabalho" e quanto vc navegou "por diversão" se não vale a pena o quanto eles aumentaram o tráfego no servidor de email vs. o quanto eles diminuiram no proxy, switches, rede local?

Quantos funcionários deixaram de usar o Flickr para fins profissionais, como faz-se supor que utilizavam anteriormente?

Achei válido o que vc falou sobre "proibir conversas particulares no ambiente de trabalho". Realmente seria absurdo pois as pessoas precisam descontrair, comunicar, criar vínculos de amizade além dos profissionais. Mas isso é bem diferente de ter que suportar 70% do quadro de funcionários gastando que seja 10% do seu tempo em e-mails particulares, vendo fotos, youtube, etc...

Abraços,
Vitor

PS: Tbm não gosto de não poder acessar Gmail no trabalho, mas acho que a proibição é perfeitamente justificável.

Leia minha contra-resposta na versão completa do artigo (só para não ficar lotando a primeira página)

foto de luta de travesseiros por wvs


Continuar lendo "TWPHBB 2 - A discussão"


This Web Page Has Been Blocked

18 07 2007

Segurança da Informação.

Deve ter sido entre anteontem e ontem que bloquearam o Flickr aqui no trabalho. Mensagem: "O acesso a essa página não está de acordo com a política de TI vigente!". É verdade, pela política da empresa, nós só podemos usar o computador para fins diretamente relacionados ao trabalho. Seguindo esta lógica, pelo simples fato de eu ter aberto o notepad para escrever este post, também estou quebrando a "política de TI vigente".

Ok, o computador é uma ferramenta, mas ter uma política dessas é a mesma coisa que dizer para um cara da engenharia que ele não pode usar a chave de fenda da Itautec para abrir seu próprio relógio para trocar a bateria.

O que falta? Seguindo essa linha de raciocínio, a idéia deve ser de se proibir conversas particulares no ambiente de trabalho. Chá também deve ser proibido daqui um tempo, já que não aumenta a produtividade como o café (imaginem que divertido, quando as máquinas forem informatizadas, e controladas pela TI: "seu chá foi bloqueado pelo Websense - motivo: insuficiência de cafeína").

O problema é que estes setores de TI tem que lidar com uma ameaça crescente de vazamento de informações, seja intencional, seja porque o funcionário conseguiu pegar um vírus na máquina que está "chupinhando" informações confidenciais.

Isto é um problema real e válido. Bloquear e-mails pessoais, quando justificado por esse motivo, faz sentido. Educar o funcionário faria mais, mas o mundo não é perfeito. Bloquear sites como o Flickr, não faz sentido. São poucas as informações que você pode publicar no Flickr (só imagens) e você tem que realmente querer fazer isso para conseguir. Só alguém mal intencionado o faria, e se a pessoa quiser, ainda pode fazê-lo (aqui, por exemplo, basta um pen-drive, e o McInternet da esquina). O bloqueio foi feito por uma política da TI de impedir que o usuário se distraia no local de trabalho. Isto não é e não deve ser trabalho da TI. O próprio RH manda, por e-mail, boletins semanais com jeitos de se distrair fazendo coisas saudáveis. Tirar fotos e mostrar para os outros é saudável e melhora o humor dos funcionários, o que, em seguida, melhora seu desempenho.

Mas você não precisa acreditar nisso para NÃO bloquear o Flickr. Basta pensar que, deixando ele acessível, menos pessoas vão ter que mandar as fotos que querem mostrar para os seus colegas pelo e-mail corporativo, diminuindo assim a carga do servidor de e-mails. E não existe diminuição do controle, porque todos os dados passam pelo Proxy.

Estou puto. Dessa vez esses caras pisaram no meu calo.

Defined tags for this entry: , , , ,

Paranapiacaba

17 07 2007
"Olá pessoal,
Estou organizando mais um "evento alternativo". Dessa vez para pouca gente, apesar que vocês podem convidar quem quiserem. O evento é o 7º Festival de Inverno de Paranapiacaba. O festival em si acontecerá do dia 14 ao dia 29. Eu e a Dê vamos no dia 14, passar o dia inteiro na vila, assistir a alguns shows, passear, fotografar e quem sabe fazer um piquenique na hora do almoço.

Para quem não conhece, Paranapiacaba é uma antiga vila operária no alto da Serra do Mar, onde se fazia (e ainda faz) a mudança de trem das cargas que vão para o Porto de Santos, para trens que podem descer a Serra. É uma parte do município de Santo André, isolada, no meio das montanhas, construida pelos ingleses que implantaram a via férrea (com direito a casa de chá e tudo mais). Para chegar, o mais legal é pegar um trem da estação Brás (se não me engano) e fazer uma baldeação grátis no final da linha.

O passeio deve ser bem barato (basicamente o preço de duas passagens de trem metropolitano - 2 x R$ 2,30, e o que gastarmos lá) e a Vila é muito fotogênica, e no fim da tarde, nessa época do ano desce uma neblina que dá pra cortar com faca.

Acho que deu pra convencer, né? Repassem para as namoradas, e vamos passear no sábado!
Anexo está a programação de shows do festival. Estamos pensando em ver a Ithamara Koorax (cantora de jazz), o Tom Zé e/ou a Banda Mantiqueira (Big Band), mas provavelmente não dará para ver todos. A entrada para estes é a doação de um agasalho.

Abraços,

Pedro"

Este foi o convite para um passeio que fiz com a Dê e um casal de bons amigos, a Camila e o Doug. Tirei fotos com filme Tri-X (como no passeio pela Juréia no começo do ano) e ainda não revelei porque, não é qualquer lugar que revela, e depois de revelado ainda terei de passar boas horas no photoshop brincando com elas até estarem boas para postar.

Tenho algumas que tirei com a máquina digital da Dê, e vou escrever um post no deep assim que tiver mais coisa para mostrar. Fiquem de olho.

Chegando

(essa não é exatamente de Paranapiacaba, mas da estação na qual se desce - antes de pegar um ônibus - para chegar lá: Rio Grande da Serra)

Enquanto isso: mais algumas fotinhos da vila, que é muito legal

Vila de Paranapiacaba Bridge to heaven Wagon


fotos por Diego_3336 e Marcio Ruiz
Defined tags for this entry: , , , , ,


Page delivered in 0.264145 seconds, 89 files included