São Paulo em 36 horas

15 10 2007

Não, não são 36 horas de trânsito infernal na volta do feriado (eu sei, poderia ser). 36 Hours in São Paulo é um artigo do caderno de Viagem do New York Times que encontrei lendo os feeds do Sampaist.

MASP
"asdas"

É um bom roteiro para um final de semana (começando na sexta à tarde). Pode ser útil se você tiver que mostrar a cidade para alguém em pouco tempo, ou para planejar seu próximo final de semana. Mas o mais legal mesmo, são as descrições, que eu achei bem objetivas e justas. Às vezes é meio chato ouvir de um gringo algumas coisas, como o fato da cidade ter muitos fios elétricos, ou que o Parque da Luz era uma área cheia de drogados, mas não posso deixar de concordar.

Para dar um gostinho, fica uma citação:

6 p.m.
2) FOAMY BREW

The quality of a bar in São Paulo is measured in large part by its chopp (SHO-pee), the Brazilian-style draft beer. And the pouring process is as much an art for Brazilians as Guinness-pouring is to the Irish. The undisputed chopp masters can be found at Bar Léo (Rua Aurora, 100; 55-11-3221-0247; www.barleo.com.br), a German-themed joint in the city's gritty center. To test the barman's skills, ask for a leitinho (lay-CHEEN-yo), all head and no beer. It may sound crazy to the foam-phobic American beer guzzler, but the all-head beer is so creamy, you may just become a convert.

Artigo Original: New York Times - Travel

Foto por . : MaWa : .

Defined tags for this entry: , , ,

Retargeting

03 10 2007

via Photojojo

Retargeting é uma tecnica razoavelmente nova (o paper da pequisa original é tem referências de 2006) para redimensionar fotos. Antes você podia fazer isto de dois jeitos: cortar um pedaço, ou fazer uma escala (diminuir ou aumentar tudo proporcionalmente). Existiam alguns jeitos diferentes (tipo esticar mais nas bordas que no centro, ou coisas assim) mas não eram nem muito divulgados, nem funcionavam muito bem a não ser em imagens específicas.

Este novo jeito é bem interessante: ele se baseia em retirar (ou colocar) fileiras de pixels não só proporcionalmente com tamanho final, mas também levando em conta a importancia dessa fileiras.

Não vou entrar muito em detalhes, o filminho a seguir é bem explicativo, e impressionante (principalmente se você se interessa por processamento de imagens).

Bom, não tardou muito, e já existem ferramentas na web para você poder fazer o seu próprio resizing:

  • um plugin para o GIMP
  • código Action Script (programação para filminhos flash) que implementa o algoritmo
  • o rsizr, que é uma ferramenta em flash pronta para você brincar (meio lento, mas enquanto não fazem o plugin do photoshop, ta valendo)

Peguei o risizr pra brincar e olha o que deu:


imagem original


imagem "retargetada"


imagem original


imagem "escalada"



imagem "retargetada"

Notem que da original para a "retargetada", nem o trem nem a cabeça do boneco diminuem, ao contrário da "escalada" que diminui tudo na foto. Partes da foto em volta desses pontos "importantes" somem, mas o resto acaba ficando. Uma ferramenta que o algoritmo usa é a marcação de áreas a serem removidas e áreas a serem mantidas. Usei o de manter áreas na segunda foto para evitar que partes da cabeça do Sr. toco fossem reduzidas.

Isso é bem divertido! (valeu a meia hora a menos de sono) Será que vai pegar e as pessoas vão começar a usar? Acho que só quando implementarem integrado ao windows, ou office...

Defined tags for this entry: , , ,


Page delivered in 0.2345 seconds, 89 files included