Filtro de Céu Azul

09 01 2008

Cheguei esta semana da Viagem à Chapada Diamantina, e agora chegou a deliciosa hora de escolher e brincar com as fotos tiradas. Uma das coisas mais legais que eu levei para a Viagem (além, é claro, do meu bebê), foi um acessório para a câmera: um Filtro Polarizador.

Céu Azul, sem Photoshop - Blue Sky, no Photoshop (by Pedro Angelini)

Filtros são discos que você coloca na frente da sua lente e que modificam a luz antes de ela entrar na câmera (que não precisa ser em uma SLR, mas a maioria deles tem roscas prontas para se colcar em lentes de câmeras 35mm). Existem filtros coloridos, de densidade neutra (que basicamente escurecem a cena), entre vários outros, mas o que o Filtro Polarizador faz é deixar passar somente (ou na maior parte) luz polarizada em uma única direção.

Legal, mas o que isso faz na prática? Bom, basicamente eu usei para deixar o céu mais azul.

Vejam as duas fotos acima: ok, a da direita foi um pouco mais exposta, mas reparem no contraste das núvens no canto direito. A da esquerda foi tirara com o filtro na posição que mais faz efeito e a da direita em uma posição que fazia menos efeito.

O céu estava muito azul naquele dia, mas muitas vezes é difícil acertar a exposição de forma a reproduzir o céu azul e deixar o seu sujeito bem iluminado. O filtro polarizador filtra muito pouca luz refletida em objetos opacos (tipo eu, nessa foto), mas filtra muita luz refletida na água das gotículas transparentes no céu, assim você consegue reproduzir melhor o que o seus olhos vêem.

A Wikipedia tem um artigo em espanhol muito bom (que comecei a traduzir), e no site Great Landscape Photography tem um artigo legal também para quem quiser entender como o filtro funciona e ver mais exemplos.

Defined tags for this entry: , , , ,


Page delivered in 0.214342 seconds, 89 files included