Brincando e Aprendendo

23 02 2008

Como deve ter sido possivel perceber, ando lendo bastante sobre fotos, e ando bastante contente com o que estou aprendendo. Outro dia, no sítio, levei a companheira de viagens de plástico, e metal e vidro (e a de carne e osso também), e brinquei com algumas coisinhas novas.

Mis-focused attempt


Esta foto foi tirada pensando em 2 coisas: "foco desviado" (mis-focused - veja este artigo) e profundidade de campo (depth of field, ou DOF para os íntimos). O foco desviado, ou foco errado, é vem do fato de a coisa que mais chama a atenção é o mourão, mas o foco da foto está na verdade no arame. Dei sorte (não vou enganar ninguém se eu disser que foi de propósito), que o ponto focado ficou na frente de uma moldura de fundo mais claro, dando mais destaque.

Voltando para casa e tendo lido este ótimo tutorial, resolvi aplicar o LAB-sharpening (desisto de tentar traduzir os termos do inglês), e adorei a técnica. Nesta foto, ela fez com que tudo que estava desfocado ficasse um pouco menos nebuloso, e a pequena parte do areme focada ganhou um quezinho de destaque.

Outra coisa que brinquei com estas fotos do sítio foi de batê-las em RAW. Para quem não sabe, este é um formato que a imagem é formada na câmera, antes de ser comprimida para JPG e jogada no cartão de memória. A vantagem: trás todas as informações de configuração da câmera (balanço de branco, compensação de exposição, calibração de cores, etc) e também mais bits por pixel de cor. E o que isto significa? Arquivos bem maiores (15 MB contra 5 MB da mesma foto em JPG com compressão 0), mas principalmente muito mais espaço para corrigir erros de exposição (como céus brancos por sobre-exposição, no caso daquele fds). Aqui está um dos resultados:

No sítio, plantação (by Pedro Angelini)

Pois é, não dá para salvar todas as manchas brancas, mas gostei do efeito, no final... vai para as publicadas. (e viva a plantação de inhame!)

Defined tags for this entry: , , , ,


Trackbacks


08 06 2008
Programa para domingo de manhã - Museu da Casa Brasileira
Hoje fomos ao Museu da Casa Brasileira, assistir o Duo Carrasqueira tocar músicas brasileiras para flauta e piano. Fazia um tempo que eu e a Dê não saíamos para ouvir música, e essa apresentação foi uma ótima pedida. Além de ser um Duo muito bo
Weblog: deep
Tracked: Jun 08, 23:13

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
Nenhum cmentários

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.229542 seconds, 94 files included