Cosmonauta

30 03 2006
[atualidade]

Comemorando o lançamento do primeiro brasileiro que literamente foi para o espaço, vai uma marchinha de carnaval:

O Brasil vai lançar foguete Cuba também vai lançar Lança Cuba Lança Quero ver Cuba Lançar

Brincadeiras a parte, estou feliz de termos nosso primeiro astronauta, ou cosmonauta como dizem os russos, mas não estou nem um pouco feliz pelo que isto está representando.

Explico: o Programa Espacial Brasileiro vinha sendo muito bom até uns anos atrás. Ele tinha opr objetivo se tornar lucrativo, lançando satélites para outros países e para empresas, ou seja, ele rumava para sua autossustentabilidade. Tinhamos uma base de lançamento, um projeto de VLS (veículo lançador de satélites), que a pesar de ter fracassado algumas vezes, estava em desenvolvimento contínuo e fazendo testes sempre.

Acontece que nesse país as pessoas não conseguem ver esse tipo de coisa. Ao invés, só viam o foguete sendo detonado (por sinal, por causa das restritas regras de segurança que o impediam de sair de um espaço aéreo bem delimitado), e só pensavam nisso com deboche ou descaso.

Na minha opinião foi por isso que este governo cortou verbas. Porque este lançamento do nosso cosmonauta não passa de publicidade: esperaram a poeira baixar da explosão na base de Alcântara, e resolveram fazer do Programa Espacial mais um palanque de campanha.

Para quem não sabe, em vez de ir como um tripulante de direito da ISS (Estação Espacial Internacional), nosso astrounauta está indo como turista espacial. Ele está no mesmo programa dos milhonários americanos que foram. Isto porque não cumprimos com a nossa parte do contrato de algumas janelas para a estação.

Por isso que pra mim, esta Missão Centenário é quase tanto uma vergonha quanto é um orgulho.



Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
Nenhum cmentários

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.217489 seconds, 94 files included