Der Untergang

31 10 2005

Ontem, até 1h40 da manhã de hoje mais precisamente, assisti em DVD A Queda - As Últimas Horas de Hitler. Ele deveria se chamar A Queda - Os últimos dias de Hitler, e os que seguiram, mas talvez ficasse um pouco grande.

Filme fantástico. Não sei até agora o que me fez gostar dele, porque, apesar da direção , fotografia e cenografia não serem tão realistas como um "Resgate do Soldado Ryan", o fato de ser uma história real e a brutalidade dos fatos me incomodou bastante.

Em outras palavras: é um filme de guerra, era de se esperar mortos, e os que aparecem não são chocantes. Era de se esperar atos cruéis, afinal de contas estamos falando do Hitler nessa história. Mas o que se encontra choca mesmo assim. Não sei explicar. Talvez isso aconteça porque aqueles personagens que estudamos se tornam pessoas que andam e falam com outras pessoas, têm medos, são gentis, são grossas, explosivas, etc. As gritarias do Fürer as vezes parecem a de um pai bravo com os filhos, e expressão dos militares e civis ao seu entorno parece a de filhos levando uma bronca. Chega a ser surreal a maneira como o filme mostra que, em qualquer situação, somos todos humanos.

O filme é longo, não recomendo para um domingo 11 horas da noite como eu fiz, mas é um Must See. Talvez tendo lido algo de história antes, porque apesar de não ser indispensável, o filme usa muitos nomes de personagens importantes da administração nazista. Tenho a impressão que teria aproveitado mais se eu soubesse quem eles foram.



Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
19 11 2005
#1 Vinícius (Responder)

Está na minha lista de Must See faz tempo. A propósito, eu QUASE comprei o "Até logo e obrigado pelos peixes" hoje...
23 11 2005
#2 Pedro (Responder)

Hehe
Aluguei o Guia esse fds e assisti quase 3 vezes! Uma com a Karina, uma com meu irmão e um pedaço com os comentários do diretor.

so long so long so long
so long so long so long
so long so long and thanks
FOR ALL THE FIIIIISH!

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.215479 seconds, 94 files included