Gotas e Granulados

02 02 2008

Final de semana passado a Dê e eu fomos ao sítio, dar uma fugida da cidade e dar uma descansada. Levamos a câmera e, um pouco por falta de coisa melhor a fazer, um pouco por interesse mesmo, ficamos brincando de fotografar gotas d'água. Não é nada difícil quando você tem uma câmera digital, basicamente deixe uma torneira pingando, aperte e segure o botão: alguma gota vai acabar sendo congelada no meio do seu caminho para baixo.

Idealmente, você vai querer ter bastante luz para poder usar uma velocidade alta de obturador, mas se não tiver, pode ter resultados interessantes mesmo assim, até mesmo com flash.

Depois de voltar para casa (e passar um tempão selecionando as fotos) também resolvi encarar um problema que estava me incomodando com a nova câmera digital: não dá para por filme preto e branco nela! Claro, posso colocar ela no modo preto e branco, mas fico sempre com aquela coceira pensando que é um disperdicio, pois quem vai fazer essa conversão para P&B é a câmera, e eu não vou poder escolher quais cores serão realçadas, e quais não... Porém converter no computador é sem graça, por que não tem a surpresa de ter que tirar uma foto e só depois ver o que ela vai virar. Tudo bem, encarei e os resultados não foram ruins... tirando que não adianta: grãos em fotos digitais não são iguais a grãos de filmes...

Grainy Wet Tomato`

Para quem quiser saber mais sobre conversão para P&B de fotos digitais, este artigo do Epic Edits tem (literalmente) uma dúzia de jeitos de se fazer a conversão. Para ler sobre grãos em fotos, e a diferença entre "grãos digitais" (ruido) e os de filme, este artigo do adipap é bem legal (além de ter vários exemplos). Para fotos animais de gotas, essas duas buscas no flickr e a foto da Dê da mesma seção, e para umas mais modestas, minha tag gotas.

Defined tags for this entry: , ,


Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
Nenhum cmentários

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.224108 seconds, 94 files included