Em breve - 12/05

16 12 2005
[status: escrevendo - 50%]

Inaugurando os posts de Em breve vão a seguir tópicos que estão rodando na minha cabeça a um bom tempo. Será que um dia o Compilação vai cobrir todas as idéias que eu tenho para posts?

  • Letra de música do Dave Matthews
  • Música da Vanessa da Mata (Sou Neguinha, talvez?)
  • Como instalar um Servidor Web na sua própria casa....OK
  • Review e tutorial do Cygwin
  • Texto sobre XML

Blog sem rumo

16 12 2005

Estava aqui olhando pra esse blog... que bagunça. O compilação está totalmente sem direção... Estou, ultimamente, tendo dúvidas sobre o que postar aqui.

Polegar para cima!

Eu gosto de escrever sobre filmes, livros e música, gostaria de escrever poesias ou usar o espaço para desenvolver projetos, mas não quero nem tenho capacidade e disponibilidade pra concorrer com o IMHO, Tomando Chuva na Paulista...®, o Wiki do Juca - sites de amigos meus da Facu, todos muito recomendados.

Além disso, eu gostaria de escrever sobre tópicos que estes blogs não cobrem, como tecnologia, ciência, política, filosofia e filologia. Acho que tirando ciência, política e filosofia, já abordei pelo menos uma vez cada um desses tópicos, o que transformou o Compilação em um ninho de ratos completo.

Junta-se isso a minha mania de falar (escrever) mais do que devia e voilà!

Mas acho que nem tudo está perdido. Vou começar um esforço de organização, tentando não abrir mão de nenhum assunto dos quais eu quero falar. Para isso, vou usar o Google Approach: como no Gmail, vou criar Etiquetas para os posts. Cada título de post terá marcas dizendo do que se trata (a princípio, pretendo fazer essas marcas como figuras, mas talvez não seja bom para leitores RSS).

Outro ponto é criar posts de Em Breve, com lista de tópicos que estão na minha cabeça, mas não passaram para o pc ainda. Comprometimento é tudo! Também vou tentar fazer links entre posts do mesmo assunto, e dessa forma manter uma linha de links para o leitor que não se interessa em tudo que eu escrevo (acho que a graaande maioria).

Para isso vou ter que fazer algumas modificações no Template do Compilação. Quero também inventar um logo para ele... mas isso vai vir quando eu estiver com mais tempo em casa.

Ahh, por último: nada mais de posts só com listas (a não ser os Em Breve), muito menos se forem de citações, ou coisas engraçadas da net. Essas coisas vão ficando no fim dos posts como exemplificado neste aqui.


In other terms, assuming a population of about 6.5 billion humans, there are enough IPv6 addresses such that every atom of every person on Earth could be assigned 7 unique addresses with enough to spare (assuming 7 × 1027 atoms per human)

Softnotes - Firefox 1.5 e ClearType

07 12 2005

O Firefox 1.5 em português já saiu a quase uma semana e eu ainda estou devendo a review. Bom lá vai:

Quais as diferenças entre o Firefox 1.5 para o 1.0.7, que era a última versão estável antes dele? Bom, para o usuário clique-clique (aquele clica primeiro, e faz perguntas depois), nada de muita mudança. De um lado é bom, pois o usuário clique-clique que usa Firefox, geralmente trocou o Explorer por um browser mais rápido e seguro, e não por causa das diferenças no menu de Ferramentas.

Para ser sincero, o que me fez passar tanto tempo antes de mudar para o Firefox foi o fato de ele ser pouco configurável. Claro, depois descobri que boa parte dessas configurações se faz por meio de extensões, como a Tab Mix Plus e a FasterFox que deixam você tunar o seu browser direitinho.

Mas voltando ao 1.5, a aparente falta de mudanças é deixada de lado quando, pela primeira vez se digita um endereço errado ou se tenta ver uma página enquanto desconectado. Nada mais daquelas telas de erro feias, a tela de 404 - File Not Found agora é uma página bonitinha, explicando delicadamente porque sua página não foi mostrada e dando dicas sensatas do que fazer para resolver o problema.

Outra coisa que mudou é o dito menu de Ferramentas. Ele agora tem uma ferramenta direta para se limpar dados pessoais, que é importantíssimo para quando não se está em um computador confiável. Outra novidade é a organização da janela de configurações: abas na horizontal, em vez de vertical. As abas de navegação agora podem ser ordendas com arrastar-soltar, o que é realmente útil, se você já não tem uma extensão que faça isso pra você.

Mas param por ai as novidades que eu vi sozinho. Na lista da do proprio Firefox também não há grande coisa, mas eu recomendo que se atualize o software por questões de segurança principalmente.

Confesso que fiquei um pouco frustrado com essa "nova" versão. Mas, bom, não foi um lançamento do Firefox 2.0 ainda, e para uma versão 1.5, até que não se está mal, principalmente pelas melhorias de motor, como suporte a novos padrões da web (CSS 3 e Javascript 1.6).

Tente você mesmo:

Botão direito do mouse na área de trabalho do Windows XP > Propriedades Na aba Aparência, clique no botão Efeitos e selecione o checkbox Usar este método para suavizar as bordas das fontes de tela, e escolha o ClearType na lista correspondente.

Ao aplicar essas mudanças você vai achar um pouco estranho: todas as letras de todos os programas parecem um pouco mais gordas, como um negrito bem suave.

A tecnologia ClearType, foi desenvolvida pela seção de Tipografia da Microsoft (que por sinal tem um logo bem legal) para facilitar a leitura em telas de cristal líquido. Eles argumentam que ler letras com os cantos muito quadrados era mais dificil e chato do que se as letras fossem mais suaves. E é isso que a ClearType faz: coloca um pequeno degradê nas bordas das letras. Mas não só para telas de cristal líquido, o resultado é bom também em monitores de Tubos de Raios Catódicos, as telas convencionais.

A princípio parece estranho, mas é rápido de se acostumar (e olha que eu sou conservador com essas coisas). Mas afinal, pra quê manter essa "frescura"? Bom, eu estava me perguntando isso até que abri meu browser. Não é que as páginas ficam mais bonitas mesmo? Tudo parece mais suave, mais agradável! Então adotei. Vou testar na tela do notebook uma hora dessas e dou meu parecer mais tarde.


Frases de Semana de Provas

01 12 2005

Eu sei que para muito já está acabando, mas essa semana de provas rendeu algumas frases muito boas:

Studying to mitigate the unavoidable forthcoming disgrace -- Antonio Rossini, frase do MSN
5 semanas em 5 dias -- Ricardo Taguchi Hoshino, frase do MSN (5 semanas de aula entre as P2 e P3, 5 dias de provas)
Eu não acredito em Processos Estocásticos -- Vitor Rippel D'Agnoluzzo, sobre a matéria que envolve estatística e exoterismo

Saiu o Firefox 1.5! Pena que ainda não em português. Quando sair em português eu escrevo um review.


Polegar para cima - Uma Política de Blog

25 11 2005
Alguns dos posts do blog têm um ícone:
Polegar para Cima

O que ele significa? Ele é o Selo de Qualidade do Compilação.

Quando eu acho que algum assunto realmente vale a pena ser visto, colo um Polegar no post.

A política que eu vou adotar neste blog é a seguinte: não posto nada para falar mau das coisas.

Portanto, se está no blog, é que eu não achei ruim. E por que? Porque na Internet, graças ao Google, medida de qualidade é igual a número de links que apontam pra a página. Então eu não vou ajudar o que eu acho ruim postando sobre a coisa. É por isso que não existe um ícone de Polegar para Baixo. Por outro lado, tudo que eu achar postável vai ter um link associado!


Puzzle

23 11 2005

Para quem gosta de puzzles de "lógica". Eu não gosto de chamar isso de jogo de lógica, porque você não tem que realmente ir deduzindo coisas, você precisa ter uma idéia e ponto, mas bom, é o nome que as pessoas dão...

Outras versões do mesmo jogo:

Russos!

20 11 2005
Polegar para cima!

Ontem assisti Night Watch, ou melhor ?????? ????? (Nochnoy dozor - 2004), também conhecido por aqui pelo criativo título de Guardiões da Noite.

Tive vontade de assistí-lo porque sempre gostei de filmes com visual meio escuro, de histórias sobre seres fantásticos e o trailer me atraiu também por causa da trilha sonora (em particular a música que só toca no fim do filme, que ainda não consegui descobrir o nome). Quando descobri que o filme era em Russo, fiquei com mais vontade ainda!

A história começa explicando que existem entre nós seres sobre-humanos chamados Outros, que têm poderes especiais (como magos, videntes, vampiros). Estes Outros existem a muito tempo e se alinham a dois grupos: o da Luz e o das Trevas. Claro, os Outros da Luz são "bons" e cuidam dos humanos, enquanto os das Trevas são "maus" e torturam a humanidade. Um dia, as tropas da Luz e das Trevas se depararam em uma ponte, e uma grande batalha começou. Percebendo que a batalha não teria vencedor, pois os dois lados são igualmente poderosos, o Senhor da Luz propôs uma trégua, que foi mantida por séculos pelos Guardiões da Noite (soldados da Luz, que empediam os Outros das Trevas de cometer crimes) e os Guadiões do Dia, equivalente do lado das Trevas.

No one can be forced to Light or Dark without choosing freely

A trégua se baseava em um ponto: foi dado aos humanos e aos Outros o direito de escolher livremente qual lado escolher. Existe, porém, uma profecia que diz que um dia vai chegar onde um Outro muito poderoso vai surgir que abalará o equilibrio das forças. Este Grande Outro escolherá entre apagar a Luz interior, ou acabar com as Trevas ao seu redor.

Night Watch! Everyone step out of the the Twilight! - Anton Gorodetsky

Mas o filme se passa, na verdade, na Moscou atual, onde Anton Gorodetsky (não Gorodsky), um Guardião da Noite com um passado obscuro, está caçando vampiros que estão tentando sugar o sangue de um garoto sem licença. No meio da missão, ele se depara com uma mulher com um ciclone sobre sua cabeça, marca de uma maldição, e do começo da realização da Profecia. Começa então a busca da Luz e das Trevas pelo Grande Outro, ao mesmo tempo que os Guardiões da Noite tentam evitar que a maldição da mulher destrua Moscou.

Polegar para cima, altamente recomendado, este que é o primeiro filme da trilogia baseada em um livro homônimo do russo Sergei Lukyanenko, que também inclui Day Watch (já lançado no exterior) e Dusk Watch.


Use Firefox

18 11 2005
Get Firefox!Eu costumava usar o Explorer. Não gostava do Navigator, mas tinha o Opera instalado no meu computador, e o usava principalmente para desenvolvimento. Eu achava o Mozilla Firefox muito seco, sem as coisas que eu precisava, e não tão rápido quanto o Opera, portanto, pra que usar um browser inferior? Bom, eu não sabia da característica que faz o Firefox ser o melhor browser do mercado hoje: extensibilidade. É a moda em software hoje em dia: em vez de você trabalhar em funcionalidades chiques, faça um núcleo do programa com muita qualidade e deixe o usuário montar as funcionalidades que ele precisa. Se elas forem realmente boas, incorpore-as. Até a Microsoft está fazendo isso com o Office. Bom, seguem algumas extensões úteis que eu estou usando. Extensões para uso geral:
  • Gmail Notifier
    Como o nome diz, coloca um ícone que te notifica quando vc tem Gmail. Único inconveniente, ele não pede sua senha quando você quer entrar na página do Gmail.
  • CuteMenus - Crystal SVGCuteMenus - Crystal SVG
    Ícones para os menus. Meio totalmente inútil, mas não deixa de ser agradável.
  • Polegar para cima!AJAX Yahoo! Mail
    Extensão muito útil que coloca funcionalidades de javascript e páginas que se carregam dinamicamente no Yahoo! Mail. Basicamente você ganha um + do lado das suas mensagens que permitem você não ter que sair das pastas para ler seus emails.
  • Yahoo! Mail Notifier
    Como o Gmail Notifier, mas com a vantagem de te pedir sua senha antes de você poder ver seus emails.
  • Tab Mix Plus
    Ainda não sei se recomendo essa extensão, mas o que ela faz é dar mais funcionalidades às abas do Firefox, desde coisas interessantes como desfazer o fechamento de uma aba, até coisas menos cruciais como poder controlar a largura das abas. O único problema é que ela vem configurada de uma maneira que eu não gostei e demorei pra acertar o que eu realmente queria.
  • All-In-One Sidebar
    Como o nome diz, condensa todas as janelas de extensões, temas, downloads, etc. em uma barra lateral no melhor estilo Opera.
  • Polegar para cima!Save Text Area
    Must Have: permite que voce salve os textos de áreas de texto em páginas. Se não fosse por ele eu tinha perdido metade deste post. Pontos negativos é que não tem ferramenta de configuração e não salva direito as quebras de linha (mas salva posts!).
Temas:
  • Polegar para cima!Azerty I, II e III
    O que eu estou usando agora (neste exato momento o III).
  • Littlefox
    Bom para telas pequenas ou pra usuários megalomaniacos por espaço.
  • Modern Pinball
    Pra quem gosta de designs um pouco mais cheios e menos "padrão".

Maravilha da Web

07 11 2005
A Wikipedia diz sobre YTMNDs:
YTMND, an acronym for "You're The Man Now, Dog!", is a website community that centers around the creation of YTMNDs, which are pages featuring a juxtaposition of a single image, optionally animated or tiled, along with large zooming text and a looping sound file. YTMND is also the general term used to describe any such site.

Bom, esses negócios são usados principalmente em fóruns para fins de diversão. Então ligue o seu som, porque aqui vai um muito bom. E não adianta matar a cobra, tem que também mostrar o pau, então aqui está um aleatório para que se comprove (com a% de chance de estar incorreto) que este é muito bom. (aqui vai outro muito bom) Outra coisa a se ver: procure por "facial expressions" e veja uma tradição dos YTMNDistas.

Não consigo parar de ver essas coisas ridículas, mas aqui vai mais uma muito boa. Tenha certeza que o som está sincronizado com a imagem! Obs: se vc não sabe o que AYBABTU significa, leia isto, ou nem adianta ir ver o filminho


Pérolas Wikipedistas

04 11 2005
Por ordem de navegação:


Page delivered in 0.347677 seconds, 89 files included