Filtro de Céu Azul

09 01 2008

Cheguei esta semana da Viagem à Chapada Diamantina, e agora chegou a deliciosa hora de escolher e brincar com as fotos tiradas. Uma das coisas mais legais que eu levei para a Viagem (além, é claro, do meu bebê), foi um acessório para a câmera: um Filtro Polarizador.

Céu Azul, sem Photoshop - Blue Sky, no Photoshop (by Pedro Angelini)

Filtros são discos que você coloca na frente da sua lente e que modificam a luz antes de ela entrar na câmera (que não precisa ser em uma SLR, mas a maioria deles tem roscas prontas para se colcar em lentes de câmeras 35mm). Existem filtros coloridos, de densidade neutra (que basicamente escurecem a cena), entre vários outros, mas o que o Filtro Polarizador faz é deixar passar somente (ou na maior parte) luz polarizada em uma única direção.

Legal, mas o que isso faz na prática? Bom, basicamente eu usei para deixar o céu mais azul.

Vejam as duas fotos acima: ok, a da direita foi um pouco mais exposta, mas reparem no contraste das núvens no canto direito. A da esquerda foi tirara com o filtro na posição que mais faz efeito e a da direita em uma posição que fazia menos efeito.

O céu estava muito azul naquele dia, mas muitas vezes é difícil acertar a exposição de forma a reproduzir o céu azul e deixar o seu sujeito bem iluminado. O filtro polarizador filtra muito pouca luz refletida em objetos opacos (tipo eu, nessa foto), mas filtra muita luz refletida na água das gotículas transparentes no céu, assim você consegue reproduzir melhor o que o seus olhos vêem.

A Wikipedia tem um artigo em espanhol muito bom (que comecei a traduzir), e no site Great Landscape Photography tem um artigo legal também para quem quiser entender como o filtro funciona e ver mais exemplos.

Defined tags for this entry: , , , ,

So Long

24 12 2007

travessia da fumaca - chapada diamantina - ba (by roney)

Amanhã está chegando, e logo estarei nesse mesmo belo lugar, onde está esta bela desconhecida (ou pelo menos perto)

Bom Ano Novo a todos, e aguardem as fotos!


Mais Noturnas

22 12 2007

Na semana passada tive a chance de juntar 3 coisas que adoro: prédio alto, Av. Paulista e Fotografia. Ok, sei que estou ficando um pouco repetitivo com estes temas, mas tem coisa melhor?

Aqui vão alguns dos resultados (o set completo está aqui, junto com fotos do Natal Paulistano):

Paulista de Cima (by Pedro Angelini)
Vista de trás do prédio, olhando para o Centro

Paulista de Cima (by Pedro Angelini) Paulista de Cima (by Pedro Angelini)
Tiradas do Terraço prédio onde eu trabalho :-)

Paulista de Cima (by Pedro Angelini)


Finalmente, a que eu mais gostei de todas!


Dicas para Fotos de luzes e Enfeites de Natal

12 12 2007

Pelo segundo ano consecutivo saí à caça de fotografias de luzes de natal e enfeites pela Paulista. Este ano tive uma certa decepção com o resultado das minhas fotos. Acho que as do ano passado ficaram melhores.

Natal 2007 - Na frente da FIESP

Então, o que foi que eu fiz melhor em 2006 que não fiz em 2007? Aqui vão algumas dicas tiradas deste artigo do ADIDAP e da minha própria (má) experiência:

  • Confie na sua câmera. Se ela está dizendo que a foto vai sair escura ou tremida, acredite. Murphy está sempre por perto. 
  • Evite Flash. Em geral, o fundo das suas fotos vai estar longe (estamos pensando em enfeites de natal nas ruas) e pouco iluminado, então o flah vai iluminar só o que estiver perto, e seu sujeito vai parecer uma montagem. Existe um jeito de usar o flash com resultados melhores que é....
  • Opção Slow Syncro, ou algo que o valha. O que ela faz é bater o flash, mas deixar o obturador aberto um pouco mais de tempo. Dessa forma, você pega um pouco da luz ambiente. Cuidado pois, como sempre, obturador mais tempo aberto = mais chance de tremer a foto. O que nos leva à boa e velha técnica de...
    . Merry Christmas .
  • Use o Timer da sua Câmera. Quando você aperta o botão, por mais leve que seus dedinhos sejam, você balança sua câmera. Uma ótima ideia é usar ativar o timer da câmera, apertar o botão e continuar ali, segurando a câmera. Respire lentamente e espere a câmera fazer o trabalho dela. Se tudo der certo, deve reduzir bastante o tremido das fotos.
  • Use um Tripé. Sim, é chato ficar andando com o tripé por aí, mas se você gosta de tirar fotos nas ruas como eu, muitas vezes é a única opção.
  • Aumente o ISO. ISO é a sensibilidade do filme (ou sensor). Tanto em máquinas digitais quanto nas de filme, você pode aumentar o ISO, ou via uma opção da máquina, ou indo até a Conselheiro Crispiniano (se você mora aqui em São Paulo), e comprando um filme mais sensível. O maior ISO que encontrei esse final de semana foi 800, mas sei que existem filmes com ISO 1600.
    Mas cuidado: quanto mais ISO, mais suas fotos vão ficar granuladas (filmes) ou com ruido cromático (digitais).
  • Chegue perto. Encha a foto com ornamentos e enfeites! Eles são brilhantes e coloridos!
    Red Christmas (by krisdecurtis)
  • Experimente! Normalmente quanto mais você fotografa, melhores ficam suas fotos.

Só as minhas que, parece, não ficam melhores... ou talvez eu esteja ficando mais chato, porque afinal de contas, aquela foto ali em cima acabou sendo publicada no Sampaist um dia depois de ser colocada no ar!

Fotos por Denise e krisdecurtis

Defined tags for this entry: , , , , ,

Spinners & Saints

11 12 2007

Tenho um post bem grande, respeitável e interessante (espero) para postar, faltando apenas colocar as ilutrações, mas isso aqui vale a pena:

number 2 spins

Spinners & Saints é, segundo sua própria descrição, um grupo do Flickr "dedicado a retratos de pessoas atingindo altos níveis de momento angular orbital" (ou, em outras palavras, girando).

spinning the photographer like a record...

Encontrado via Photojojo

Defined tags for this entry: , , , ,

Acabou!

04 12 2007
Bom, quase, ainda falta uma prova (hoje), um relatório e uma apresentação (sexta)... mas o pior já passou...

MTBF > 200.000 horas

02 12 2007

MTBF: Mean Time Between Failures - Tempo médio entre quebras.

Considerando que, para pessoas, "quebrar" significa parar de respirar (no caso, definitivamente). Segundo o site dayofbirth.co.uk, estou vivo a 201.091 horas, o que corresponte a aproximadamente 723.930.968 minutos.

Ok, não me perguntaram que horas eu nasci, nem em qual fuso horário, mas, sinceramente, não faz diferença.

Time (by yveslorson)


Outra coisa interessante: descobri que Joule (sim, o Joule, aquele da unidade de energia) nasceu no mesmo dia, em 1818.

Defined tags for this entry: , , ,

Final Push

29 11 2007

You guys are little heavy to push, originally uploaded by kthypryn.

Espero hoje* acabar o meu trabalho de formatura, tanto a parte de desenvolvimento quanto o relatório final... hora de muito café, e muita força de vontade.

* é hoje até a hora que eu for oficialmente dormir, não valem as piscadas na frente do PC


Me sentindo ..... burro

28 11 2007

Nossa... hoje tá difícil...

yihaaaaahhh (by Lhoretsë)

Estou tentando escrever o último pedacinho de código do meu Trabalho de Formatura, e está saindo, mas muuuuito lentamente. Cada linha, cada laço, cada teste me requer um esforço mental enorme... acho que meus neurônios estão entrando em greve.

Ou talvez seja a vagabundice freiando tudo, já que desta vez os neurônios não estão sendo chicoteados pelo senso de urgência (as coisas estão andando no cronograma). Maldita...

foto por Lhoretsë

(ps: obviamente, é hora de um cafezinho)


Help!

28 11 2007
Pessoal, eu podia estar roubando, eu podia estar me drogando, podia estar me prostituindo, mas estou aqui honestamente blogando e pedindo uma ajuda para escolher Temas de Fotos e Músicas de Viagem. Para ajudar, entre no artigo do deep e deixe seus comentários! É fácil, rápido e indolor (nem precisa ler o artigo todo :-P)!
Defined tags for this entry: , , , ,


Page delivered in 0.303377 seconds, 89 files included