Caipirinha

14 10 2007

Caipirinha com Gengibre, originally uploaded by Pedro Angelini.

Acabei de escrever um post grande no deep sobre o festival de Waffles aqui em casa no sábado, mas esqueci de falar na nova receita de caipirinha: Caipirinha com Gengibre.
O nome diz tudo: coloque algumas fatias de gengibre na sua caipirinha para, como diz o autor da receita "arrancar suspiros dos convidados".
Ele colocou o gengibre ralado, que deve dar mais gosto. Vou fazer o teste na próxima vez.
Fonte: Gastronomia Experimental

Defined tags for this entry: , , , , ,

Esqueçam Retargeting...

14 10 2007

Esqueçam retargeting! Essa tecnologia nova da Microsoft é que é maneira:

No videozinho, o cara mostra algumas tecnologias divertidas, que a Microsoft passou a desenvover a partir da compra do Seadragon. Uma delas é a brincadeira que o Blaise Aguera y Arcas faz no filminho de zoom interativo de alta performance. Alta performance nesse caso não quer dizer que você precisa de uma máquina animal para fazer rodar. Na verdade é o contrário, o algoritmo é bom, então sua máquina pode ser tosca.

A outra tecnologia que é muito impressionante é a do final do filme, que está disponível para brincar no site da Microsoft Live Labs. Com o Photosynth, eles são capazes de, dadas muitas fotos de um determinado tema (como por exemplo essas aqui), reconhecer padrões e juntar tudo em um modelo 3D, que você pode navegar usando seu mouse e teclado. É impressionante. Quem gosta da parte técnica, dê uma olhada aqui para ver como eles fazem isso.

Essas tecnologias são bem legais, e na minha opinião muito revolucionárias. Se for possível que elas sejam usadas por muitos, as possibilidades são enormes. Só de bobeira, imagina uma fotográfica que, quando você tira uma foto, entra na internet (via WiMax) e encontra fotos similares, tiradas de outros ângulos. Você pode dar uma olhada no modelo 3D do lugar, e escolher os melhores ângulos para ver o monumento, ou ver onde é o lugar mais legal para tirar um retrato. Isso para dar uma aplicação lúdica. Se você for um arquiteto pensando na fachada do novo prédio que você vai projetar, essa tecnologia acaba de te permitir colocar seu prédio no meio da cidade sem ter que gastar uma fortuna. Basta ir para o lugar e tirar um monte de fotos!

Reparem que eu falei no começo do parágrafo "se for possível que elas sejam usadas por muitos". Fazendo uma busca pelo nome do indivíduo do filminho na base de patentes do Google, você vai ver que a Microsoft já patenteou um monte dessas tecnologias.

Ah! Não posso deixar de dar o crédito para o Spadim, que me passou o link para o videozinho! Valeu Spadim!

Defined tags for this entry: , , ,

Retargeting

03 10 2007

via Photojojo

Retargeting é uma tecnica razoavelmente nova (o paper da pequisa original é tem referências de 2006) para redimensionar fotos. Antes você podia fazer isto de dois jeitos: cortar um pedaço, ou fazer uma escala (diminuir ou aumentar tudo proporcionalmente). Existiam alguns jeitos diferentes (tipo esticar mais nas bordas que no centro, ou coisas assim) mas não eram nem muito divulgados, nem funcionavam muito bem a não ser em imagens específicas.

Este novo jeito é bem interessante: ele se baseia em retirar (ou colocar) fileiras de pixels não só proporcionalmente com tamanho final, mas também levando em conta a importancia dessa fileiras.

Não vou entrar muito em detalhes, o filminho a seguir é bem explicativo, e impressionante (principalmente se você se interessa por processamento de imagens).

Bom, não tardou muito, e já existem ferramentas na web para você poder fazer o seu próprio resizing:

  • um plugin para o GIMP
  • código Action Script (programação para filminhos flash) que implementa o algoritmo
  • o rsizr, que é uma ferramenta em flash pronta para você brincar (meio lento, mas enquanto não fazem o plugin do photoshop, ta valendo)

Peguei o risizr pra brincar e olha o que deu:


imagem original


imagem "retargetada"


imagem original


imagem "escalada"



imagem "retargetada"

Notem que da original para a "retargetada", nem o trem nem a cabeça do boneco diminuem, ao contrário da "escalada" que diminui tudo na foto. Partes da foto em volta desses pontos "importantes" somem, mas o resto acaba ficando. Uma ferramenta que o algoritmo usa é a marcação de áreas a serem removidas e áreas a serem mantidas. Usei o de manter áreas na segunda foto para evitar que partes da cabeça do Sr. toco fossem reduzidas.

Isso é bem divertido! (valeu a meia hora a menos de sono) Será que vai pegar e as pessoas vão começar a usar? Acho que só quando implementarem integrado ao windows, ou office...

Defined tags for this entry: , , ,

Você olha onde pisa?

01 10 2007

Ficou intrigado? leia mais aqui sobre este passeio na Paulista

Defined tags for this entry: , , , ,

Jesus na Montanha!

26 09 2007

Nada bíblico, é só o Julio no Sítio:

Sem Titulo

E aqui, ele exibindo sua mímica de outra divindade: Shiva, deus da destruição, com seus braços múltiplos (de dois)

Churrasco no sítio


Sheeva do Mortal Kombat - qualquer semelhança é mera coincidência

Fotos tiradas pela


Defined tags for this entry: , ,

O Início

24 09 2007

Ontem estive na A3 (empresa do meu pai) para fazer manutenção nos compudores e mexendo em software velho encontrei uns CDs com os seguintes dizeres: Windows 95 - O Início.

Não deixa de ser engraçado, ou até nostálgico (se bem que nostálgico só vale pra coisas boas - ninguém tem saudades do 95).

Mas na verdade eu só coloquei esse título porque eu ia mandar um micro-blogging entry, pra dizer que são 8h20 da manhã e eu já mandei meu primeiro e-mail de trabalho, mesmo estando em casa e indo para a facu... mas acho que esse negócio de micro-blog não é pra mim... afinal, pra que falar se é pra falar pouco. Ou, por outro lado, como eu andei lendo não me lembro onde: "se sua vida é tão interessante ao ponto das pessoas quererem saber o que você está fazendo o tempo todo, por que raios você vai parar de fazer o que você está fazendo para escrever sobre isso?"

Fast Delivery

foto por Rain.Forest

Defined tags for this entry: , ,

Presente

17 09 2007

O Yahoo Fotos! está saindo do ar. Recebi um e-mail com esse título a mais ou menos uma semana atrás, dizendo que o serviço vai ser completamente substituido pelo Flickr, que também é do Yahoo!. Eles sugeriram, então, uma migração das minhas fotos que estavam lá.

Não era muita coisa, só algumas fotos da França e uma relíquia: o desenho do nosso carrinho de PCC (projeto do 1º ano da Poli).

Grenoble - Alpes.jpg.jpg Grenoble - Eu e o Tarek.jpg Eeeeee!.jpg.jpg

projeto one v.jpg

Reencontrar essas fotos, por si só, já foi muito legal, mas além disso, no final do processo eu ainda ganhei 3 meses de conta PRO. Eles fazem isso por que no Flickr, as fotos ficam organizadas por data de upload, e quem tem contas básicas só consegue ver suas últimas 200 fotos enviadas. Se você é como eu, e não usa o Yahoo Fotos a tempos, o que estava lá ficou no final da sua lista. Sem a conta pró, ficaria inacessível.

Agora, fica a dica para presente de aniversário:

Defined tags for this entry: , ,

Nova Estratégia

13 09 2007

Estou abandonando uma estratégia de trabalho que teve bons resultados no ano passado e começo desse ano, a de sentar para fazer o que eu tenho que fazer sem distrações de nenhuma forma.

Estou aqui, blogando com os arquivos de um trabalho de Gerenciamento de Operações Industriais aberto, ouvindo música e no MSN e GTalk, programas que eu não uso faz muito tempo. A idéia é deixar o trabalho menos parrudo, e ter mais vontade (ou menos falta de vontade) para fazê-lo.

° a l a r m °

Eu percebi que estou fazendo isso meio inconscientemente no trabalho, agora que estou mais enturmado com o pessoal de lá. São mais conversas, mais piadinhas, e o trabalho está saindo razoavelmente bem, mesmo nessa semana que eu estou cansado e dormindo pouco. Vamos ver se dá certo. Como o objetivo não é fazer as coisas mais rápido, é ter mais vontade de fazê-las, acho que só vou descobrir daqui a um tempo. Mas é isso que faz essa mudança ser estratégica, e não operacional :-)

foto por ° d i + m a r s °

Defined tags for this entry: , ,

Mais (in)Produtividade

11 09 2007

Esse é um assunto que vem crescendo nas minhas divagações diárias. Talvez porque, vira e mexe, alguma coisa faz com que um dia, uma semana, e as vezes até um mês não rendam. Sabe, aqueles dias que você acorda atrasado, não produz nada, sai mais tarde deixando trabalho por fazer e ainda chega em casa cansado.

Bom, nem todos os dias improdutivos são catastrofes, tem dias que você só está distraido, e justamente nesse dia o telefone resolve tocar a cada meia hora (15 min de conversa + 15 para você lembrar o que estava fazendo, tomar uma água, ouvir uma piada do seu vizinho, e o telefone toca de novo).

Essa semana começou cheia de coisas pessoais para eu fazer (muito trabalho para a Facul) e produtividade baixa... ainda bem que o bixo não está pegando no trabalho.

O negócio é abusar das 2do lists e checklists...

bomb threat checklist

foto por riebschlager

Defined tags for this entry: , ,

Eu Quero!

06 09 2007

Hoje ficou definido que com certeza absoluta sou um cara estranho. Me desculpem meus amigos, pessoas que me conhecem, que convivem comigo, por eu queimar o filme de vocês, mas é assim que eu sou.

Por que digo isto? Bom, meu pai vai viajar para os EUA no mês que vem, e comentou que poderia trazer alguma coisa de lá. Enquanto a maioria das pessoas pensaria num iPod, num laptop, uma roupa legal, uma lembrança, perfume, chocolate ou qualquer outra coisa que é anunciada na TV e associada à imagem de "Coisa Legal", eu vou conversar com ele sobre trazer isto:

É sim, essa coisa feia que mais parece uma torradeira.

E o que é esse tijolo preto? Um Network Storage Enclosure (fiquei pensando em como dizer isso em português, mas desisti). E o que o tarugo projeto de R2-D2 quadrado faz de tão legal para eu querer um?

Olha que legal: você coloca até 2 HDs dentro dele, liga na sua rede, e ele armazena seus dados! Você pode acessá-los de qualquer computador da rede (temos 3 em casa, mais visitas eventuais do nosso bebê)! Mas espere, ao comprar o D-Link DNS-323, você também vai poder acessar seus dados pela internet (FTP), e ele é também um servidor de iTunes (tá, isso é inútil)!

Ele é tão legal, que manda e-mail caso tenha algum problema, e permite você configurar RAID 0 ou 1 (ou seja, acessar os dados mais rápido, ou copiar os dados nos dois HDs para ter mais segurança)!

Não é muito legal?!

Eu não disse que sou estranho?

Defined tags for this entry: , , ,


Page delivered in 0.297458 seconds, 89 files included