Softnotes - Firefox 1.5 e ClearType

07 12 2005

O Firefox 1.5 em português já saiu a quase uma semana e eu ainda estou devendo a review. Bom lá vai:

Quais as diferenças entre o Firefox 1.5 para o 1.0.7, que era a última versão estável antes dele? Bom, para o usuário clique-clique (aquele clica primeiro, e faz perguntas depois), nada de muita mudança. De um lado é bom, pois o usuário clique-clique que usa Firefox, geralmente trocou o Explorer por um browser mais rápido e seguro, e não por causa das diferenças no menu de Ferramentas.

Para ser sincero, o que me fez passar tanto tempo antes de mudar para o Firefox foi o fato de ele ser pouco configurável. Claro, depois descobri que boa parte dessas configurações se faz por meio de extensões, como a Tab Mix Plus e a FasterFox que deixam você tunar o seu browser direitinho.

Mas voltando ao 1.5, a aparente falta de mudanças é deixada de lado quando, pela primeira vez se digita um endereço errado ou se tenta ver uma página enquanto desconectado. Nada mais daquelas telas de erro feias, a tela de 404 - File Not Found agora é uma página bonitinha, explicando delicadamente porque sua página não foi mostrada e dando dicas sensatas do que fazer para resolver o problema.

Outra coisa que mudou é o dito menu de Ferramentas. Ele agora tem uma ferramenta direta para se limpar dados pessoais, que é importantíssimo para quando não se está em um computador confiável. Outra novidade é a organização da janela de configurações: abas na horizontal, em vez de vertical. As abas de navegação agora podem ser ordendas com arrastar-soltar, o que é realmente útil, se você já não tem uma extensão que faça isso pra você.

Mas param por ai as novidades que eu vi sozinho. Na lista da do proprio Firefox também não há grande coisa, mas eu recomendo que se atualize o software por questões de segurança principalmente.

Confesso que fiquei um pouco frustrado com essa "nova" versão. Mas, bom, não foi um lançamento do Firefox 2.0 ainda, e para uma versão 1.5, até que não se está mal, principalmente pelas melhorias de motor, como suporte a novos padrões da web (CSS 3 e Javascript 1.6).

Tente você mesmo:

Botão direito do mouse na área de trabalho do Windows XP > Propriedades Na aba Aparência, clique no botão Efeitos e selecione o checkbox Usar este método para suavizar as bordas das fontes de tela, e escolha o ClearType na lista correspondente.

Ao aplicar essas mudanças você vai achar um pouco estranho: todas as letras de todos os programas parecem um pouco mais gordas, como um negrito bem suave.

A tecnologia ClearType, foi desenvolvida pela seção de Tipografia da Microsoft (que por sinal tem um logo bem legal) para facilitar a leitura em telas de cristal líquido. Eles argumentam que ler letras com os cantos muito quadrados era mais dificil e chato do que se as letras fossem mais suaves. E é isso que a ClearType faz: coloca um pequeno degradê nas bordas das letras. Mas não só para telas de cristal líquido, o resultado é bom também em monitores de Tubos de Raios Catódicos, as telas convencionais.

A princípio parece estranho, mas é rápido de se acostumar (e olha que eu sou conservador com essas coisas). Mas afinal, pra quê manter essa "frescura"? Bom, eu estava me perguntando isso até que abri meu browser. Não é que as páginas ficam mais bonitas mesmo? Tudo parece mais suave, mais agradável! Então adotei. Vou testar na tela do notebook uma hora dessas e dou meu parecer mais tarde.



Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
Nenhum cmentários

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.229923 seconds, 94 files included