Turistas espaciais

01 01 2006
[interessante]
http://www.wired.com/news/wireservice/0,69947-0.html

Eu costumo dizer que eu espero que a indústria do turismo espacial cresça rápido para que eu possa fazer um passeio pelo espaço antes de morrer. E aqui tem uma boa notícia: os Estados Unidos já estão criando os regulamentos para vôos comerciais tripulados.

Mas o que é realmente interessante é como esta regulamentação está sendo feita. Uma coisa bem de americano: para incentivar a indústria, o governo proibiu o órgão regulador de criar leis por oito anos, ou até que algum acidente grave aconteça! Em vez disso, eles obrigam as empresas de turismo espacial a avisar os passageiros do risco e ter formulários de consentimento assinados.

Primeira reação: eles são loucos! Isso não é regulamentar, vai virar zona! Mas em seguida pensei: É Genial!

Turismo espacial é uma coisa cara: pouca gente vai poder viajar. Estas poucas pessoas vão impulsionar a indústria, provavelmente pagando caro por um serviço bastante perigoso e de pouco qualidade, mas, e daí? Elas são ricas, educadas, sabem o que estão fazendo e o dinheiro não vai faltar! Em oito anos, quem sabe então, as empresas vão estar com dinheiro, e pensando em expandir os negócios, e atingir uma camada de público com menos dinheiro. Essas pessoas, a classe média, é que precisam que o mercado seja regulado, pois são muitas pessoas, e no meio de muitas pessoas sempre tem um trouxa pronto pra ser enganado pela empresa de turismo mais próxima.

Outro ponto: ninguém entende direito de vôo espacial para turistas ainda. Quem sabe das necessidades do cosmoturista? Qual é o tempo máximo que se pode permitir que um vôo dure? Será que é necessário obrigar as empresas a terem banheiros separados para homens e mulheres nas naves? Qual tipo de amendoim não se pode servir em gravidade zero? Deixar os pioneiros testarem estas dúvidas sem leis, por conta e risco próprio é a melhor coisa a se fazer.

Eu não morro de amores pelo American Way, mas tenho que admitir uma coisa: quando se trata de legislação, eles são bons.



Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
Nenhum cmentários

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.244176 seconds, 94 files included