Ubuntu!

21 01 2006
[linux]

Já me encontrei no "MSN" (na verdade eu estava no GAIM) com alguns ultimamente e talvez vocês tenham reparado que algo como "Linux" ou "Ubuntu" no meu nickname, e está mais do que na hora de fazer um post sobre isto aqui.

Instalei no meu PC do quarto uma distribuição de Linux chamada Ubuntu. Eu nunca fui um aficionado pelo Linux e sempre disse o seguinte para quem é: é um sistema operacional para programadores. O que isto significa? Que em tudo o que eu já tinha testado de Linux, eu tinha tido que mexer em algum arquivo de configuração na mão, tinha tido que compilar alguma coisa, tinha ficado em dúvida onde colocar os arquivos ou, o pior de tudo, tinha tido que reescrever uma parte do programa que eu estava tentando instalar.

No fim das contas, nunca tinha conseguido fazer com que a utilização do Linux se tornasse algo prático para mim. E mais, eu trabalho com computadores, sou programador e gosto de ficar fuçando e mudando configurações, fazendo aqueles teakings (ou acertos) que a maioria das pessoas não se importa em fazer - como por exemplo mudar as fontes padrão do sistema (?!).

Mas exitem alguns problemas no mundo, e entre eles, dinheiro é um que não passa desapercebido. E ninguém gosta de gastar dinheiro, portanto usar o Windows, que eu considero o sistema mais amigável e compatível do mercado por diversos motivos, tem uma séria desvantagem. E existe um grande mercado que pagaria o que eles gastam com o Windows para migrar para o Linux de maneira tranquila, e economizar no futuro. Este mercado é um alvo da Imaginarie, e eu, como sócio comecei a procurar alternativas.

Provavelmente vou falar bastante aqui sobre o sistema: eu ando mexendo muito nele e preciso anotar o que eu estou fazendo, e além disso, acho que as coisas que eu for descobrindo podem ajudar muitos "amadores" em Linux como eu.

Para dar um gostinho, tem umas coisas que eu gostei muito nessa distribuição: primeira, o gerenciador de janelas Gnome é o padrão. Eu tenho uma birra com o KDE por experiências passadas e, apesar de considerá-lo mais amigável para quem vem do Windows, gosto mais do look-and-feel do gnome. Além disso tem uma coisa muito legal, que é a história de poder "montar" sistemas de arquivo em pastas, e assim eu consegui colocar meus arquivos do thunderbird no servidor aqui de casa e usá-lo em rede em qualquer computador aqui de casa ou com uma conexão razoavel!

Tela do Ubuntu, com o Firefox 1.5 e o Gaim 2.0 Beta (nenhum dos dois vem com a distro :[ )

A distribuição vem também com os pacotes mais usados, e logo de cara já deu pra sair usando, mas infelizmente passei quase um fim de semana inteiro para conseguir instalar direitinho todas as versões mais novas dos programas, e configurar coisinhas pequenas como o NUM-LOCK ligar automaticamente.

Mais tarde vou deixar aqui alguns links para quem quer testar esta distribuição e alguns tutoriais das configurações que eu for fazendo.



Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
Nenhum cmentários

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.238229 seconds, 94 files included