"Varal" de fotos do meu quarto

24 06 2008

Na minha recente viagem a Manaus conheci a Gabi, com quem venho trocando uns e-mails sobre foto desde então. Ela me mandou uma foto de um Varal de Fotos que montou na casa dela, e pediu uma foto do meu. Eu não ia mandar, por que não estou muito feliz com ele ultimamente, mas dei uma fuçada no meu PC e achei o modelo POV que eu tinha usado para vizualizar como ia ficar antes de sair comprando o cabo e chapas. Fiquei tão surpreso com como ficou parecido, que resolvi tirar umas fotos e registrar como eu fiz o meu (incompleto) mural... vai que alguém aproveita as idéias!

Sendo educado, primeiro vou mostrar o varal da Gabi:

 

Agora, lado a lado, o mural hoje e o modelo que eu fiz a 4 anos atrás (para curiosos, o arquivo POV escrito a mão está aqui para renderizarem), para ver tamanhos das chapas. Notem que está faltando uma chapa comprida (clique nas fotos para ver comentários sobre o material):

Mural Modelo POV do Mural

Para montar o meu mural, o que eu fiz, depois de bastante planejamento, foi ir à região do Gasômetro, e lá comprar cabos já com as pontas e esticadores (não me lembro exatamente onde foi, mas como em todo o centro de Sâo Paulo, é só sair perguntando nas lojas), e também as pecinhas de metal das pontas (capas para parafusos e espaçadores). Também aproveitei para comprar primer (tinta laranja antiferrugem) e tinta spray cinza.

As chapas consegui quase de graça com ajuda de uma amigo do meu pai que tem uma metalúrgica, mas qualquer empresa de estamparia pode cortar no tamanho que você quiser (se tiverem máquinas a laser, cortam até em formatos estranhos)... pergunte entre família e amigos, alguém vai conhecer alguém que trabalha numa estamparia.

Final do cabo Esticador do cabo de aço

Tive alguns problemas para montar: o primeiro é que esses cabos de aço são muito mais duros do que parece. Errei alguns furos, e tive que usar parafusos bem grandes (os pequenos de alumínio entortavam, ou a parede quebrava de tanto que os cabos puxam), e aí minhas tampas de parafusos não serviam, nem os espaçadores. Como o parafuso teve que ser mais grosso, tive que abrir o furo dos últimos usando uma furadeira e broca para metal, mas deu certo no final. As tampas, tive que comprar novas... Depois, para esticar os cabos acabei dando umas machucadas na pintura da parede. Com certeza os cabos foram o mais difícil de se colocar no lugar. Na próxima eu usaria cabos mais finos e fáceis de trabalhar (e que podem ser usados com ponteiras mais bonitas também).

Chapa do Varal

Finalmente, as chapas já cortadas, eu só tive que lixar, aplicar o primer e a tinta spray, sem nenhuma surpresa. Para pendurar, nada mais simples: Eu tinha comprado umas pequeninas mãos-francesas de chapa, que dei uma entortada e colei com araudite. Por isso, aliás, que a chapa comprida não está no Mural: a cola não aguentou e no meio de uma noite ela caiu, fazendo um mega barulho! Preciso procurar um jeito melhor de prendê-la.

Curiosidades:

  • nos primeiros meses, de tempos em tempos eu tinha que dar umas apertadas a mais no esticador
  • se não tiver chapas penduradas, as cordas soam quando você as toca. Tenho quase certeza que dá para afiná-las para uma nota qualquer!
  • as chapas também são musicais. Rola fazer uma bateria legal
  • ainda (4 anos depois) não achei imãs legais em número suficiente para padronizar... mas isso é vagabundice minha
  • imãs de HD são muito fortes (colei alguns e quase não consigo descolar mais)
  • não tente fazer isso numa parede de gesso. Sério.

E aí, o que acharam dos varais para fotos?

Defined tags for this entry: , , , , ,


Trackbacks


Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como (Seqüencial | Discussão)
27 06 2008
#1 Lissa (Responder)

Olá moço!

Vou adiconá-lo na minha lista...
Esse seu post me deu a maior vergonha das molduras que comprei a quase 2 anos atrás, para fazer um mural artístico no quarto, e que até hj estão guardadas no meu guarda-roupa, embaladas do mesmo modo que saíram da tok & stok!
Isso pq eu sou a designer aqui e deveria gostar de fazer essas coisas... rs

Muito legal sua criação do varal de fotos!

Abraços
08 07 2008
#2 Erika Andrade (Responder)

Bom Dia,
Gostaria de saber se vc´s trabalham com esse tipo de arte para outras pessoas, no caso faço parte do Instituto EcoSocial e estou fazendo cotação de alguns quadros para colocar fotos e me interessei pelo mural de placas, teria como vc´s me responderem por favor para que possamos ver oque da para fezer nessa situação.

Muito Obragada,

Erika Andrade
Instituto EcoSocial
21 07 2008
#3 daniela evan (Responder)

oi nossa tava procurando um tipo de mural pra mudar um pouco o meu quarto e ja que eu viajo muito goste muito da ideia da sua amiga da sua tb entao seme
permite gsaria muio de copiar a ideia e genial
manda a reposta pro meu msn e dannievangelista@hotmail.com
brigadinhooooo ha me xamo daniela
22 08 2010
#3.1 mayara silverio (Responder)

que fofu ,adorei a combinaçaum dos acessorios =D

Adicionar Comentários


Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

BBCode format allowed
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.




Page delivered in 0.236984 seconds, 94 files included