Pesquisa rápida

Photosynth... nice!

27 06 2010

image

Eu já havia falado do Photosynth lá atrás, quando ele ainda era experimental, e já tinha até feito um e nem me lembrava mais. De repente, hoje, quando fui fazer uma panorâmica usando o meu ICE (Image Composite Editor), que é uma ferramentinha da Microsoft que se integra no Live Photo Gallery, ele me sugeriu de enviar as fotos para o Photosynth. “Por que não?”, pensei. Bom, aí está o resultado, e abaixo o meu primeiro Synth, que é “featured”.

Pensando bem, acho que vou fazer um do Teatro Municipal de Manaus que também tirei várias fotos :-)

(o synth de ilustração se chama Rotterdam, Steam,Cruise,Ship,Outside,Bridge e é do Nathanael)

Defined tags for this entry: , , ,

Batch Posting

29 10 2008

Fazer trabalhos em batelada é interessante por que você consegue otimizar, e cortar "overhead". Não exatamente por isso (na verdade mais por que estou acumulando), vou pegar alguns assuntos que estou querendo postar a um tempo, e fazer um post só:

Gadgets de fotografia

Com essa crise toda (já já falo dela), não ando nem um pouco afim de gastar dinheiro, mas o consumista recatado em mim anda pensando em alguns gadgets para fotografia:

  • GPS logger - um aparelhinho que vai marcando por onde você andou em um intervalo de tempo predefinido, depois, em casa, você pode sincronizar suas fotos com ele e elas ficam automagicamente geotaged. Hoje estou de olho no Amod GPS Photo Data Logger.

  • Lentes usadas - eu já andei procurando lentes usadas na 7 de abril quando estava procurando o presente da Dê, e não achei o que queria. Mas depois de ler esse post do Photojojo, percebi como eu estava focando mal: o negócio das lentes usadas é procurar lentes Prime sem autofoco... dessa forma você paga pouco (são lentes antigas) e compra ótimo material (para esse tipo de lente, o que interessa é a óptica). Claro que você tem que tomar cuidados, mas acho que vale um passeio no centro de novo (quando a dor no bolso passar).
  • Flash Externo - ainda nem assinei o feed do Strobist, que um blog sobre iluminação "off-camera", mas o assunto me interessa, e eu queria experimentar. Bom acho que esse vai ter que esperar.

Relacionados a trabalho

Na Itautec ando trabalhando com uma das minhas responsabilidades mais interessantes que é pesquisar novos fornecedores. É uma tarefa interessante por que me obriga a ficar atento a novas tecnologias, e entender desse ramo que está sempre mudando. Dois assuntos que me chamaram atenção ultimamente são:

  • Carteira Digital - na minha opinião, uma idéia muito melhor do que o ULA (Um Laptop por Aluno), que tevem uma licitação mal sucedida no final do ano passado, esse sistema é uma mesa de sala de aula, com um micro inserido na própria mesa. Além de ser potencialmente mais barato que um conjunto Carteira Normal + Laptop Tosco, por que não teria bateria, rede sem fio, pode usar componentes maiores (de desktop, em vez de note), é mais fácil de deixar robusto, etc, tem a grande vantagem técnica/comercial de não ser facilmente tirado da sala de aula e não ter valor de venda no caso de roubo, e a vantagem pedagógica de não ser um obstáculo entre o aluno e o professor. Uma ótima idéia que até agora parece estar sendo levada a sério.

  

  • Displays de LCDs - Esta apresentação da 3M explica em um nível de detalhe interessante o funcionamento e características dos painéis que são a realidade dos displays de hoje
  • Touch Panels - Não tenho links para estes, e a tecnologia não é nova, mas está definitivamente se tornando um hype, principalmente os com multi-touch. Em breve na sua casa!

Aleatórios

  • Photosynth - Aquel serviço experimental muito legal da Microsoft agora permite que usuários montem seus próprios "Synths". Estou louco para testar.
  • Inserir livros em posts - interessante, pode ser útil

stats flickr

  • Fotos no Flickr - inseri as fotos do último Safari no Flickr, e agora ando mais ativo, promovendo mais minhas fotos. O legal é que a promoção funciona! Agora preciso começar a comentar mais nas fotos dos outros :-)
  • Crise Econômica - A crise anda causando alguns problemas no trabalho, e dificultando meus planos de viagem. Anda também sendo um bom motivo para muitas leituras (ando "shareando" várias delas no Google Reader)

fotos por funadium, exfordy

Defined tags for this entry: , , , , , , , , , , ,

Windows Live Flickr

06 02 2008

O anúncio da oferta da Microsoft pelo controle do Yahoo! está gerando um monte de bafafá pela web, e alguma preocupação, principalmente por parte dos usuários dos serviços do Yahoo!.

Microhoo-logo

Eu era usuário do serviço de e-mail deles e do serviço de mapas, às vezes das buscas, e já até usei aquela página inicial toda carregada que eles chamam de portal (que aliás, o iGoogle tenta imitar, como se fosse novidade). Nestes serviços, na minha opinião, o Google ganha, mas são os serviços mais "independentes" do Yahoo! que são realmente legais. No meu caso, o del.icio.us e (claro) o Flickr. Tenho lido alguns artigos muito bons, como o What will stay and what will go do Techcrunch, ou o What About the People? no Mediashift. Mas o mais legal mesmo é entrar nos recem-criados grupos do Flickr que protestam contra a fusão, e ficar escolhendo imagens para colocar no post. : )

Blue-Pink Screen of Death (by michaeluyttersp) Failed to open page (by xian) 

PS: eu estou um pouco preocupado também, mas no fundo acho que vai ser uma coisa boa. A Microsoft já não é mais aquele ogro destruidor de bons projetos, e só tem a lucrar com os serviços do Yahoo! que estão indo bem. O que eu espero ver é mais integração dos meus sites favoritos com o meu desktop, assim como já estou fazendo aqui, postando usando o Windows Live Writer (recomendado 5 estrelas, por sinal), e pegando fotos do Flickr sem ter que abrir meu browser. O que eu NÃO espero ver é a Microsoft despejando usuários miguxos do Windows Live Spaces no Flickr... aí o negócio vai ficar pessoal.

the future of flickr (by sebestyenistvan) The Microsoft Yahoo Deal (by Frunny) distasteful (by loopymonkey)

PS do PS: Ah! se colocarem o Photsynth no Flickr (e não levarem para o lado pessoal como citei acima) eu mudo de serviço de e-mail.


Esqueçam Retargeting...

14 10 2007

Esqueçam retargeting! Essa tecnologia nova da Microsoft é que é maneira:

No videozinho, o cara mostra algumas tecnologias divertidas, que a Microsoft passou a desenvover a partir da compra do Seadragon. Uma delas é a brincadeira que o Blaise Aguera y Arcas faz no filminho de zoom interativo de alta performance. Alta performance nesse caso não quer dizer que você precisa de uma máquina animal para fazer rodar. Na verdade é o contrário, o algoritmo é bom, então sua máquina pode ser tosca.

A outra tecnologia que é muito impressionante é a do final do filme, que está disponível para brincar no site da Microsoft Live Labs. Com o Photosynth, eles são capazes de, dadas muitas fotos de um determinado tema (como por exemplo essas aqui), reconhecer padrões e juntar tudo em um modelo 3D, que você pode navegar usando seu mouse e teclado. É impressionante. Quem gosta da parte técnica, dê uma olhada aqui para ver como eles fazem isso.

Essas tecnologias são bem legais, e na minha opinião muito revolucionárias. Se for possível que elas sejam usadas por muitos, as possibilidades são enormes. Só de bobeira, imagina uma fotográfica que, quando você tira uma foto, entra na internet (via WiMax) e encontra fotos similares, tiradas de outros ângulos. Você pode dar uma olhada no modelo 3D do lugar, e escolher os melhores ângulos para ver o monumento, ou ver onde é o lugar mais legal para tirar um retrato. Isso para dar uma aplicação lúdica. Se você for um arquiteto pensando na fachada do novo prédio que você vai projetar, essa tecnologia acaba de te permitir colocar seu prédio no meio da cidade sem ter que gastar uma fortuna. Basta ir para o lugar e tirar um monte de fotos!

Reparem que eu falei no começo do parágrafo "se for possível que elas sejam usadas por muitos". Fazendo uma busca pelo nome do indivíduo do filminho na base de patentes do Google, você vai ver que a Microsoft já patenteou um monte dessas tecnologias.

Ah! Não posso deixar de dar o crédito para o Spadim, que me passou o link para o videozinho! Valeu Spadim!

Defined tags for this entry: , , ,


Page delivered in 0.249319 seconds, 89 files included